quarta-feira, agosto 11, 2004

Meticais

O Metical é a moeda oficial de Moçambique desde Junho de 1980. A palavra vem de Mit’ghal, termo árabe-suaíli que reporta para uma antiga unidade de medida de metais preciosos (correspondente a aproximadamente 4,6 gramas).

Trocar dinheiro é uma das primeiras aventuras de quem chega a Moçambique... duas questões se levantam de imediato:
Onde trocar? Trocar meticais num banco é quase sempre sinónimo de perder dinheiro, dado que a taxa de câmbio é geralmente menos favorável do que a que se pratica nas ruas (em tabacarias, lojas e pequenas casas de câmbio) – assim, na ausência de um contacto que nos informe qual o melhor sítio de momento, há que procurar atentamente o local onde se podem fazer trocas mais vantajosas. Apesar de já se trocarem Euros na maioria das casas, o câmbio do dólar (moeda oficiosa de Moçambique, utilizada para a maioria das transacções mais avultadas) é normalmente mais favorável.
Quanto trocar? Dada a permanente desvalorização do metical (a comparação com o dólar é disso um bom exemplo: se em 1990 um dólar americano podia ser trocado por pouco mais de 900 meticais em 1998 ele valia já perto de 10000 e hoje em dia vale mais de 23000 meticais) a troca de grandes quantias pode ser problemática, dado que a nota mais elevada que existe é de 100000 meticais (pouco mais de 4 dórares, cerca de 3 euros e meio) e transportar um maço enorme de notas não é o mais aconselhável num país em que o salário mínimo ronda o milhão de meticais.


Quando cheguei a Maputo, tratei de me informar qual o melhor sítio para comprar Meticais... Segui as indicações até ao Bairro da Polana e entrei num pequeno cubículo onde o euro se comprava a 28560 meticais (no Banco Fomento a compra era feita a 27680 meticais). Na altura pareceu-me lógico trocar uma quantidade significativa para evitar constantes deslocações à casa de câmbios. Ao entregar 220 euros recebi em troca 6283000 meticais – um envelope com 62 notas de 100000 em estado avançado de decomposição, mais alguns trocos! Sentindo-me um parente afastado do Tio Patinhas, voltei ao hotel enquanto pensava onde é que ia guardar aquilo tudo...

O dia à dia em Maputo faz lembrar um pouco os jogos de Monopólio que se faziam em criança... muitas notas com muitos zeros, preços que assustam à vista mas que não pesam na carteira. Obviamente que nos últimos anos os preços dos bens de consumo também aumentaram, mas a sua inflação não foi feita na mesma medida – resultado, o nível de vida para um ocidental que receba aqui o seu salário em dólares ou euros é bastante razoável, dado que pode adquirir tudo o que precisa a um preço relativamente baixo (principalmente se comparado com o seu país de origem).

Outro aspecto curioso são as moedas; a circulação de muitas delas foi já suspensa, dado o valor ridículo que ostentavam... as moedas de 500 e de 1000 meticais só se usam para acertar trocos, mas o seu tamanho é descomunal (quando foram lançadas eram moedas que valiam muito). Mais pequenas são as moedas de 5000 meticais (menos de 20 cêntimos), essas sim muito utilizadas, como gorjeta padrão, úteis para pequenas compras e para pagar os “chapas”... mas dos “chapas” falarei noutra altura!

Sem comentários:

Enviar um comentário