Crónicas de Maputo

Pequenas páginas de um extenso álbum de memórias gravado durante um ano de intensas experiências vividas enquanto trabalhei em Moçambique no ano lectivo de 2004/2005.

A minha foto
Nome:
Localização: Fundão, Cova da Beira, Portugal

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Inhaca - Praias de Sonho

A Ilha da Inhaca é pródiga em praias e recantos perfeitamente paradisíacos. Praticamente toda a costa está forrada de uma areia muito branca, tão fina e quente que o contacto com o corpo provoca uma sensação extremamente agradável e algo sensual. Percorrer o litoral da ilha num pequeno bote de pesca enche-nos o olhar com visões dignas de um sonho – são quilómetros de paisagem praticamente virgem que nos levam a julgar estar sozinhos no mundo.

Um óbvio destaque vai para a Ilha dos Portugueses. Totalmente desabitada (provavelmente pela falta de água doce) esta pequena ilha, a escassas centenas de metros da Inhaca, é um refúgio perfeito para uma “desintoxicação” da vida urbana: a calma é total e o silêncio apenas quebrado pelo sereno esvoaçar de uma ave ou pelo repousante e envolvente bater das ondas na areia da praia. Caminhando um pouco para o interior encontramos uma lagoa (de água salgada) que no período de maré alta é ideal para nadar tranquilamente (apesar dos ouriços do mar que insistem em nos presentear com alguns espinhos pontiagudos nas plantas dos pés – citando o meu amigo Frank “Senhor, cuidado com as coisas que picam!” - obviamente que mal entrei na lagoa acertei em cheio numa das coisas que picam... felizmente as picadas não causaram qualquer tipo de reacção, apesar de um pouco doloroso). O único problema desta ilha é a ausência de zonas de sombra – os quilómetros de dunas estão completamente expostos ao abrasador sol africano e o mato é tão denso e tão densamente povoado de insectos e pequenos répteis que não consiste uma alternativa viável.


A praia de Santa Maria, na zona Sudeste da ilha, tem como ponto alto as rochas totalmente cobertas de conchas (aguçadas como facas) e uma linha de corais, ideal para a prática de ‘snorkling’ – mergulho em apneia que nos permite dislumbrar dezenas de pequenos peixes coloridos e irrequietos. Caminhando para Este, chegamos à costa banhada pelo Oceano Índico; as águas calmas da baía de Maputo dão aqui lugar ao mar revolto e agitado, que Gama desbravou há 500 anos atrás. Aqui um outro espectáculo nos é oferecido: largas dezenas de caranguejos, maiores que a palma de uma mão, pululam o areal, fugindo para o mar ou enterrando-se na areia quando sentem a nossa aproximação.


A minha preferência vai contudo para a zona Norte da ilha, onde está instalado o farol. A vista aqui é deslumbrante: o mar tem uma cor fabulosa e diversos bancos de areia levam-nos a acreditar que seria possível caminhar pelo mar dentro até à Ilha dos Portugueses, cenário impraticável devido às traiçoeiras correntes do Índico (para não falar nos tubarões). Estes mesmos bancos de areia impossibilitam a viagem de barco desde Inhaca até à Praia do Farol; efectuei esta ligação num 4x4 de um amigo do Frank (uma viagem inolvidável pelo interior da ilha onde zonas de densa floresta são rasgadas aqui e ali por alguns pastos e por meia dúzia de pequenas palhotas onde habitam dezenas de locais). A praia é uma pequena enseada que, devido à (ainda) inexistência de qualquer construção permite um contacto único com o meio. Senti-me envolto numa paz tão grande enquanto respirava aquele ar puro e era banhado naquele agradável característico aroma a sal que lamentei terrivelmente na hora de voltar para o hotel.


Resumindo, sendo esta uma pálida amostra daquilo que este país dispõe em termos de praias, as maravilhas que nos oferece associadas à proximidade da capital Maputo, transforma-a num refúgio perfeito.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

João, é com alegria que vejo que voltas-te às crónicas de Maputo. Agora conseguiste convencer-me a acrescentar Moçambique à minha lista de sítios que tenho de visitar.

Por favor mantém o ritmo anterior de crónicas e mostra a todos esse país que me parece agora maravilhoso.


Tó Guerra

12:09 da manhã  
Blogger None said...

Pelo Ma-Schamba fico a saber que reiniciou o blog. Serei visita regular.

2:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não pare! As suas crónicas são um espectáculo, boas mesmo de ler... Fico à espera que faça uma visita ao Bilene para poder ler como está aquela bela praia. Pedro

1:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não pare! As suas crónicas são um espectáculo, boas mesmo de ler... Fico à espera que faça uma visita ao Bilene para poder ler como está aquela bela praia. Pedro

1:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nunca estive em Africa, mas ainda nao ter sentido ainda aquele "cheiro" há alguma coisa em mim que me diz que é uma terra para nunca esquecer.
Também descubri isso nas tuas crónicas...
María Guilherme

www.blogs.ya.com/borboleta

5:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro João,
Desde 2003 que cá estou e a Inhaca sempre me pareceu muito perto e muito longe.
Sempre quis deixar a Inhaca de lado, pois sempre me pareceu perto demais de Maputo para ser algo de interessante.
Ao ler os seus posts começo a sentir alguma vontade de conhecer.

6:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Entrei no sitio porque queria mesmo passar um fim-de-semana na ilha... Mas não contava que podia ver tais imagens da lindas, agora não vejo o tempo de estar e quem me dera se pudesse conhecer o Frank... Meu caro continue a escrever, pois as sua crónicas não cansam de ler...

10:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home